Secretaria de Finanças de Alto Araguaia busca implantar Nota Araguaiense

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Secretaria de Finanças de Alto Araguaia busca implantar Nota Araguaiense

Com a proposta de implantar em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) o programa Nota Araguaiense, o secretário municipal de Finanças e Planejamento (SEFIP), Welton Vilela Cardoso, visitou o município de Primavera do Leste afim de conhecer as ações do setor tributário da cidade. O programa objetiva estimular o cidadão no hábito de exigir a emissão de documentos fiscais e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania fiscal.

Em Primavera, o secretário da Fazenda, Pedro Honorato, explicou o funcionamento do programa, onde o contribuinte solicita a nota do serviço prestado e a cadastra no site oficial por meio do CPF. Com os cadastros, os consumidores passam a concorrer prêmios incluindo dinheiro. Os vereadores araguaienses Henrique Pyter e Deusdete Xixica também acompanharam a visita.

“A proposta da implantação da Nota Araguaiense foi solicitada pelo prefeito Gustavo Melo (PSB). É mais uma novidade, assim como o IPTU premiado, que trouxemos para o município”, comenta Welton Vilela. Ainda, de acordo com o titular da SEFIP, será elaborado um projeto e encaminhado à Câmara para apreciação afim de que possa ser lançado em Alto Araguaia.

O secretário explica que a nota fiscal que a população irá requerer já é um direito de todos. “Quando nós vamos a algum dentista, borracheiro, mecânico, por exemplo, temos que receber uma nota de serviço prestado. Com ela em mãos, o morador vai cadastrar no site e automaticamente concorrerá a prêmios a ser estabelecidos no projeto de lei do programa”, finaliza.

MAIS BENEFÍCIOS – Para o consumidor, os benefícios são grandes. Além da participação em sorteios, terão maior segurança no momento da compra. O incentivo às vendas, incentivo à formalização dos contribuintes e empresários e a não sonegação fiscal são outros benefícios.